Itens que você não pode deixar de fora do orçamento de um podcast

Itens que você não pode deixar de fora do orçamento de um podcast

Um checklist para quem vai escrever um projeto ou se inscrever para um edital

Quando estamos dando nossos primeiros passos em um determinado mercado ou área de atuação, pode ser difícil entender os custos da produção e o valor de um trabalho. É comum não sabermos bem como pedir conselhos aos colegas e, muitas vezes, acabamos ignorando uma porção de gastos e minimizando nossos merecidos ganhos.

Montamos esse check list para ajudar quem está chegando agora no mundo da produção de podcasts ou quem já atuava nesse cenário, mas só agora vai se jogar em projetos independentes ou produções para terceiros. 

1. Calcule o tempo e o trabalho da equipe 

No geral, a maior parte do orçamento serve para pagar as pessoas que vão trabalhar na produção, desde a coordenação do projeto até a publicação dos episódios, da pesquisa de pauta à prestação de contas. Ainda que você vá fazer tudo isso sozinho, não se esqueça de considerar nesse cálculo cada etapa do processo, buscando entender quantas horas de trabalho elas consumirão e quanto valem essas horas. [Este post do Sebrae e essa ferramenta online podem ajudar no cálculo.]

2. Contratação de serviços adicionais 

Além da equipe fixa, talvez você precise contratar profissionais adicionais para compor a trilha sonora, transcrever episódios, fazer a captação de entrevistas, desenvolver o desenho de som, catalogar documentos, prestar uma assessoria jurídica ao podcast, montar um vídeo-trailer etc – quanto maior a complexidade do projeto, maior pode ser essa rede. Como são serviços que podem escapar da sua área de atuação, antes de preparar o orçamento, consulte os respectivos profissionais (ou colegas que já contrataram serviços similares) para ter uma ideia dos valores. 

3. Equipamentos e estúdio 

Como as gravações serão feitas? Você precisará de estúdio? Já tem todos os equipamentos necessários para as entrevistas in loco? Se não, pretende comprar ou alugar o que falta? Pesquise valores e coloque tudo na ponta do lápis para entender o que vale a pena incluir no orçamento. 

4. Plataformas para reuniões ou gravação de entrevistas 

Se o podcast for contar com gravações remotas (seja para entrevistas ou interações com produtor/host), talvez seja necessário assinar uma plataforma como SquadCast, Riverside ou Zencastr. Caso você vá coordenar reuniões com a sua equipe, pode ser interessante contratar serviços como o Zoom, ou plataformas como Slack ou Asana, que ajudam na organização do projeto. 

5. Softwares de edição e bancos de trilhas sonoras 

Ainda que você já tenha a licença de um software de edição de som, é importante considerar ao menos parte desse valor no seu orçamento, já que o programa será usado para editar o futuro podcast. O mesmo vale para bancos de trilhas e efeitos sonoros que você já assine ou pretenda assinar. 

6. Deslocamentos e viagens

Pense se serão necessárias viagens para a produção do podcast (passagens, hospedagem, alimentação etc.) – e não esqueça que pequenos deslocamentos também têm seu custo (táxi/Uber, combustível, pedágios, estacionamento). 

7. Hospedagem de podcast e site 

Com a chegada do Anchor, muita gente deixou de pagar plataformas de hospedagem e distribuição de podcasts para ficar com essa opção gratuita, vinculada ao Spotify. Mas vale analisar as suas necessidades antes de dispensar as opções pagas. Outro ponto a se pensar é se será necessário um site para organizar o conteúdo do podcast, incluindo materiais bônus. Você vai precisar de um domínio pago? Será necessário contratar alguém para montar o site?

8. Identidade visual e peças de divulgação

Nem sempre nós, pessoas do áudio, temos o talento necessário para criar a capa ou logo do podcast. Nesse caso, o ideal é contratar um profissional do design, que também poderá fornecer templates para a divulgação do programa nas redes sociais.

9. Campanha de divulgação

Falando em redes sociais, como será a campanha de marketing do podcast? Pense se será necessário contratar um profissional de mídias sociais ou mesmo um assessor de imprensa para criar releases e entrar em contato com veículos que possam promover o programa. Na hora de planejar essa campanha, não esqueça de analisar a possibilidade de inserir anúncios em outros podcasts – e de reservar uma verba para isso.

10. Armazenamento de arquivos 

Dependendo do caso, o volume de arquivos de um podcast pode ser enorme. Talvez você precise contratar um serviço de armazenamento em nuvem ou mesmo garantir um HD externo (ou ambos, já que backup nunca é exagero), além dos cartões de memória para as gravações.

11. Impostos

Não esqueça que você provavelmente terá que pagar impostos sobre o valor recebido do cliente ou da instituição doadora/patrocinadora. Se você não prever o quanto vai pagar em impostos e o orçamento já estiver esticado ao máximo, pode faltar dinheiro para outras despesas. 

12. Custos operacionais

Aqui entram despesas regulares como aluguel, luz, internet, água, contador etc. Você precisa dessas coisas todo mês para trabalhar. Mesmo que esses gastos não sejam exclusivos do projeto que você está planejando, vale a pena calcular que fração desses custos precisa entrar no orçamento.

13. Imprevistos

Por mais que a gente tente computar todos os gastos, não conseguimos prever o futuro. Um equipamento pode quebrar, uma viagem pode ter que ser estendida ou alguma etapa do projeto pode ter que ser refeita. É sempre bom deixar uma “gordurinha” no orçamento para caso você tenha que lidar com algum imprevisto.