como publicar no cochicho?

Se você trabalha com podcasts narrativos no Brasil, seja na produção, roteirização, edição, sonorização ou apresentação, você certamente aprendeu muita coisa sozinho. Experimentando, errando, tentando de novo. Nós acreditamos que os erros e acertos de cada um podem ajudar muitos outros. Ou, pelo menos, podem tornar esse percurso menos solitário para todos nós.

Temos uma pequena equipe trabalhando para fazer o Cochicho acontecer, mas ficaremos felizes em receber propostas de diferentes formatos de artigos, nos mais variados assuntos que possam interessar à nossa comunidade.

Caso você tenha uma ideia de texto, mas não tenha condições de executá-la, não deixe de escrever para a gente mesmo assim. Se a proposta for interessante, nossa equipe pode colocá-la em prática.

o que publicamos:

  • Dicas de produção: tutoriais ou dicas para ajudar a fazer entrevistas, melhorar a narração, organizar um roteiro, planejar uma série, entre outros tópicos. 
  • Entrevista: conversas com quem tem muito a compartilhar sobre qualquer etapa da produção de um podcast narrativo. Você pode entrevistar, por exemplo, uma roteirista experiente que migrou do documentário para o audiodocumentário, um pesquisador que analisou a diversidade no cenário dos podcasts no Brasil, ou um produtor independente que conseguiu cativar e fidelizar um público de determinado nicho.  
  • Equipamentos: tutoriais ou avaliações (reviews) sobre equipamentos ou softwares para captação de som, edição, criação de trilhas ou transcrição.
  • Depoimento: um texto autoral em que você lista ou fala sobre os seus erros e acertos ao executar ou participar de determinado projeto. Por exemplo: “O que aprendi depois de entrevistar 43 pessoas para o meu podcast” ou “Coisas que eu faria diferente se pudesse recriar o 37 Graus”.
  • Reportagem: textos jornalísticos sobre novidades, tendências e debates no cenário dos podcasts narrativos do Brasil (ou que podem afetar o Brasil), incluindo entrevistas com especialistas e outras fontes importantes para o tema em questão.
  • Resenha: artigos para comentar e/ou analisar um podcast narrativo ou livro de referência para profissionais da área. Inclui produções brasileiras e estrangeiras. 
  • Recomendações: listas temáticas para recomendar podcasts narrativos, que podem incluir produções brasileiras e estrangeiras. Exemplos: “Melhores reportagens em áudio de 2020”, “10 podcasts em que a trilha sonora é parte da história”, “5 séries de podcast que serão adaptadas para a TV”.
  • Artigo de opinião: textos analíticos sobre o cenário do podcast narrativo no Brasil.  
  • Eventos e oportunidades: avise-nos sobre editais, bolsas, prêmios, cursos e vagas que possam interessar à nossa comunidade. 

não publicamos textos que: 

  • Tenham fins de autopromoção, seja referente a podcasts, estúdios, equipamentos ou qualquer outro produto. 
  • Propaguem preconceitos de qualquer tipo, seja de gênero, sexualidade, raça, etnia, origem geográfica, entre outros. 
  • Não apresentem coesão e coerência.
  • Sejam parecidos com outros materiais já publicados no site.
  • Contenham trechos de obras de terceiros sem os devidos créditos.
  • Tratem de tópicos que não estejam alinhados com os interesses de quem faz podcasts narrativos.  
  • Não revelem a autoria (publicações anônimas).

Obs.: Se a sua proposta não trata especificamente dessa categoria de podcast, mas ainda assim possa ser de interesse para a comunidade, vamos ficar felizes em avaliá-la. 

como propor um texto

Preencha o formulário abaixo dizendo quem você é (sua profissão, o podcast que você faz e/ou a empresa em que trabalha) e apresentando a sua ideia resumidamente, em 3 ou 4 frases. 

Lembre-se de dizer o que torna esse tópico importante (se isso não for óbvio) e quais fontes você incluirá no texto (no caso de entrevistas e reportagens). Vamos avaliar a sua proposta e te dar um retorno o mais rápido possível. 

Importante: escrever um texto para o Cochicho significa que você concorda com a publicação e a divulgação do material, com os devidos créditos, tanto neste site como na nossa newsletter e nas nossas redes sociais.