o que é o cochicho?

Cochicho é um pequeno pássaro sul-americano que constrói grandes ninhos de gravetos. Também é o ato de falar baixinho com alguém, de soprar um segredo ao pé do ouvido. Queremos fazer as duas coisas: montar um ninho para abrigar quem está chegando e trocar cochichos, até eles deixarem de ser segredos. 

Este é um lugar feito para quem trabalha contando histórias em áudio, seja na frente do microfone ou nos bastidores. Um espaço onde a nossa pequena comunidade de roteiristas, apresentadores, editores e produtores de podcasts narrativos vai poder acompanhar e compartilhar novidades, ideias, experiências, dicas, análises e oportunidades. 

[Se você não sabe o que é um podcast narrativo, a gente te conta aqui. Se você faz um podcast narrativo, coloque-o no Mapa de podcasts narrativos do Brasil]

O Cochicho é o site que queríamos que existisse quando criamos o 37 Graus, em 2018. Na época, eram poucos (ainda são) os podcasts narrativos no Brasil. Eram poucos os programas em português que podiam servir de inspiração para nós e todos os materiais sobre o assunto estavam em inglês. Os artigos que poderiam nos ensinar a fazer o que queríamos fazer estavam numa língua que não é a nossa e falavam de um cenário que não é o nosso. O Cochicho nasce para tentar mudar isso. 

Nós duas, Sarah Azoubel e Bia Guimarães, criamos este espaço e vamos cuidar dele com carinho, mas a ideia é que ele seja cada vez mais colaborativo. Se você trabalha com podcasts narrativos e acha que pode contribuir de alguma forma — escrevendo uma resenha de um novo podcast, dando dicas de transcrição, avaliando um equipamento que de ser lançado  —, mande a sua proposta aqui

Foto: Marcelo Okamoto

realização