Um breve guia de acessórios para gravação de áudio

Um breve guia de acessórios para gravação de áudio

Coisas que podem facilitar, ou até salvar, a sua vida durante a captação

Desde que começamos o nosso podcast 37 Graus, já gravei nas mais variadas situações. Já sentei em salas de estar, já segui pessoas por laboratórios, hospitais e florestas, e até já carregamos todos os nossos equipamentos em um barco.

E, com o tempo, e fui reunindo – ou acumulando – uma bela coleção de acessórios. E, sim, confesso que alguns estão acumulando poeira no armário. Mas muitos ganharam local cativo na minha mochila. Então listo aqui algumas coisinhas que de fato facilitam a nossa vida.

Protetores de vento

Você poder ver o protetor de vento por aí sendo chamado de deadcat (sim, gato morto) ou de priscila (quem lembra da TV Colosso?), em referência à sua aparência peluda. O apetrecho serve para proteger o microfone de rajadas de vento e evitar distorções no áudio. Um protetor de vento costuma ser essencial em gravações externas, e é eficiente na maioria das gravações. Já em situações mais extremas, com ventos mais fortes, pode ser necessário usar um zepelim, um acessório que possui uma estrutura cilíndrica rígida para proteger ainda mais o microfone.

Diferentes tipos de protetores de vento. À direita, um exemplo de um zepelim.

Espumas para microfone ou pop filter

Esses acessórios protegem o microfone do ar que sai da sua boca quando você fala. Esses pequenos sopros parecem inofensivos, mas também podem causar distorções na gravação, principalmente quando temos que falar pertinho do microfone. Um exemplo disso são os p-pops, defeitos no áudio causados por consoantes com sons plosivos como ‘P’ e ‘B’. As espumas de microfone tem a vantagem de serem discretas e portáteis. Já um pop filter pode proteger mais o microfone, mas tem que ficar fixado a um tripé ou mesa no local da gravação. Outro ponto a considerar é o posicionamento, ele pode obstruir a sua visão se você tiver que ler algo no seu computador enquanto grava, por exemplo. Às vezes é possível notar algumas diferenças – na maior parte discretas – no áudio quando você usa uma ou outra opção, então a escolha entre esses acessórios é bem pessoal.

Espumas para microfone e pop filter.

Tripés, suportes e pistol grip

Não é nenhuma surpresa, mas esses acessórios servem para segurar o seu microfone. Um tripé de chão, pedestal, ou um suporte de mesa podem ser essenciais para posicionar um microfone que vai ficar fixo durante uma gravação. Já o pistol grip é um suporte que facilita segurar um microfone do tipo shotgun na mão, o que é bem útil quando você faz entrevistas em campo ou tem que andar com o microfone por aí. O pistol grip amortece vibrações e evita que você fique passando os dedos no corpo do microfone, que são duas coisas que podem causar ruídos indesejados na gravação.

Um tripé, um pedestal de mesa e um pistol grip.

Power bank e pilhas recarregáveis

Acabou a pilha? Um power bank pode salvar a sua vida durante uma gravação. Vários gravadores, como modelos populares das marcas Zoom ou Tascam, podem ser abastecidos através da conexão a um power bank com um cabo USB. E, se você usa uma grande quantidade de pilhas no seu gravador, adquirir algumas pilhas recarregáveis de boa qualidade também pode ser uma ideia.

Saco estanque ou sacola plástica

Quando vou fazer gravações externas, eu gosto de guardar o gravador e o microfone em um saco estanque dentro da mochila. Assim, se eu for pega de surpresa por uma chuva, garanto que meus preciosos equipamentos ficarão secos e intactos. Na falta de um saco estanque, um saco de lixo ou sacola plástica dão pro gasto.

O saco estanque veda bem o seu interior, deixando a água de fora. É comum encontrar esse tipo de saco em lojas de produtos náuticos ou outdoor.

Cartão de memória backup

O que é pior do que chegar numa gravação, plugar o microfone no gravador e ser surpreendido por um ‘erro na leitura do cartão de memória’ ou algo do tipo? Depois de uma falha dessas, e de ficar um tempão tentando resolver o problema na frente dos meus entrevistados, eu nunca mais saí de casa sem um cartão de memória extra.

Fita adesiva e outras gambiarras

Não há limites para as gambiarras a que temos que recorrer quando estamos gravando em campo. Meu conselho é: sempre tenha um pouco de fita adesiva e use a imaginação quando os problemas inevitavelmente aparecerem. Já usei a fita para colar a tampa da pilha do meu gravador, que não parava de cair. Uma vez, improvisei com uma guia de cachorro para pendurar um gravador a tiracolo. E já ouvi falar até de quem usou um arame de pão para fixar um microfone de lapela rebelde.