Como orientar os entrevistados e convidados do seu podcast

Como orientar os entrevistados e convidados do seu podcast

Para evitar desconfortos e garantir bons áudios em conversas remotas

Entrevistar pessoas já é uma tarefa desafiadora por si só. Some a isso as camadas técnicas e pronto: está construído o momento de tensão. Mas calma que pelo menos nessa segunda parte este post vai te ajudar. 

Aqui vai uma lista de dicas sobre como orientar os entrevistados para uma conversa remota.

  • Deixe explícito que se trata de uma gravação em áudio. Nem todo mundo está familiarizado com a palavra podcast. Desde os primeiros contatos, deixe claro que se trata de um programa em áudio (a não ser, claro, que você faça um videocast), assim você poupa a pessoa de se preocupar com o cenário e com a própria aparência.
  • Diga quanto tempo vai tomar. As pessoas têm agendas cheias. Logo de cara, avise se a gravação está prevista para durar meia hora, uma hora ou mais. 
  • Passe todas as informações necessárias sobre a plataforma de gravação que você vai utilizar. O link para a chamada abre em qualquer navegador? É preciso baixar algum aplicativo? Existe algum truque para fazer funcionar? [Leia e ouça aqui nossos testes com plataformas de gravação]
  • Avise com antecedência sobre a necessidade de um fone de ouvido. Ele é item praticamente obrigatório em gravações remotas. Quanto antes o entrevistado souber disso, melhor. Obs.: claro, a gente fica dependente das opções que a pessoa tiver em mãos, mas vale lembrar que fones de ouvido com fio costumam garantir melhores áudios do que os sem fio. 
  • Se você fez contato por email, lembre de pedir também um telefone/WhatsApp. Assim fica mais fácil de vocês se comunicarem caso haja algum imprevisto no dia marcado.
  • Você vai precisar que a pessoa se grave do lado de lá? Se sim, avise de antemão e a oriente sobre como fazer isso. Será que ela já tem um aplicativo de gravação no celular ou no computador? Será que ela sabe usar? Passe todas as especificidades necessárias, inclusive sobre como esse arquivo deverá ser enviado a você.
  • Faça recomendações sobre o cômodo para a gravação. Peça que o entrevistado escolha um local razoavelmente silencioso, sem passagem de outras pessoas, e com boa conexão de wi-fi. 
  • Se a gravação for longa, recomende que a pessoa tenha uma garrafinha ou copo d’água por perto. Vai tornar a experiência mais confortável para ela e para quem escutará o episódio ao final. 
  • Ao entrar na chamada, faça uma rápida análise do áudio do entrevistado e, se necessário, peça ajustes. Por exemplo, às vezes o fone de ouvido fica atritando com a roupa e gera ruídos chatinhos. Aí vale a pena prendê-lo ou segurá-lo mais perto da boca.
  • Recorra a outras ajudas. Se a pessoa não for muito familiar com o mundo digital – por exemplo, uma pessoa mais idosa –, pergunte se algum filho ou neto poderia ajudar.