Como se preparar para as entrevistas do seu podcast

Como se preparar para as entrevistas do seu podcast

Eduardo Sombini, do Ilustríssima Conversa, compartilha estratégias para receber convidados e criar um percurso para os ouvintes

“Eu acho que um bom roteiro tem que ter uma topografia interessante”. É assim que Eduardo Sombini, apresentador do Ilustríssima Conversa (Folha de S.Paulo), encara a preparação para construir um episódio. “Tem uma parte alta, uma parte baixa, que combina vários tipos de relevo.”

No podcast quinzenal, que está no ar desde fevereiro de 2018, ele conversa com autores de não-ficção sobre os livros recém-publicados. Dentro desse campo, cabe muita coisa: biografias, livros-reportagem, teses acadêmicas adaptadas, ensaios políticos e por aí vai. 

A intenção de Sombini com o podcast não é necessariamente convencer os ouvintes a lerem a obra, mas sim colocá-los em contato com outras perspectivas e provocá-los a pensar. “A cada quinze dias, eu quero trazer alguém que tenha alguma coisa nova a dizer, uma interpretação nova pra oferecer pro ouvinte”. Para conseguir fazer isso, ele toma alguns cuidados ao selecionar os convidados e planeja muito como vai ser a conversa. “Às vezes a entrevista muda completamente e eu até gosto disso, mas ter um roteiro mais detalhado me dá segurança.” 

Mestre em geografia, Sombini muitas vezes se refere ao roteiro com termos usados para descrever espaços. Além da “topografia interessante”, ele diz que busca construir uma sequência de perguntas que criem um “percurso para o ouvinte”. Nesta entrevista para o Cochicho, ele desenha um mapa de como se preparar para uma boa entrevista para podcast.

Quem entrevistar?

Antes de fazer o convite, Sombini procura entrevistas para saber como a pessoa com quem ele quer falar se expressa. Para ele, além de um livro publicado, o autor precisa saber apresentar o seu trabalho de forma interessante. “Porque isso, no final das contas, acaba sendo tão ou mais importante do que a obra em si, né?”

Então, aqui está a primeira dica: se você pretende entrevistar alguém para um podcast, tente procurar outras aparições dessa pessoa em podcasts ou vídeos e preste atenção na forma como ela fala. Isso vai ser importante para planejar as perguntas ou, em alguns casos, escolher outro entrevistado.

Como preparar o roteiro de perguntas?

Como o Ilustríssima Conversa é um podcast sobre livros, o Sombini lê as obras para planejar as perguntas. Na hora de escrevê-las, ele mantém em mente que o ouvinte não necessariamente leu (ou vai ler) o livro. Por isso, ele costura os questionamentos com impressões dele sobre o que o autor escreveu. 

Quem der play em um episódio do podcast vai ouvir coisas como “No seu livro, você argumenta que… você pode explicar melhor essa ideia?”, “No capítulo 10, você conta uma história… que impacto isso teve na época?”. 

“Eu tento criar um equilíbrio. Eu não quero ser opinativo demais, mas também não quero me distanciar do ouvinte.”

Eduardo Sombini, apresentador do Ilustríssima Conversa

Essa estratégia é boa não só para quem quer fazer um podcast de entrevista, mas também quem vai usar trechos da conversa em episódios roteirizados. Ao entrevistar um pesquisador, por exemplo, colocar o argumento central na pergunta permite que o entrevistado possa ir mais fundo no pensamento, ao invés de repetir coisas que já estão ditas em um artigo científico.

Além disso, Sombini avalia que essa construção das perguntas permite que o ouvinte conheça melhor a forma como ele mesmo pensa. “Eu não quero ser uma voz do além fazendo perguntas.”  Ainda que ele evite expressar sua opinião sobre o livro durante a entrevista, o apresentador destaca quais foram os trechos que chamaram mais a sua atenção. “Eu tento criar um equilíbrio. Eu não quero ser opinativo demais, mas também não quero me distanciar do ouvinte.”

Na sequência das perguntas, Sombini também busca equilíbrio. “Gosto de combinar coisas mais abstratas e mais concretas, mais gerais e mais específicas.” Ao longo do programa, ele tenta alternar entre questões que tratam do conteúdo da obra e do contexto em que ela se insere. 

Com isso, ele transforma o episódio numa espécie de caminhada, em que o ouvinte sobe uma pequena montanha, se afasta do livro e pensa sobre uma questão mais ampla e, em seguida, desce para olhar algum trecho da obra mais de perto. 

O que dizer (e o que não dizer) para o entrevistado antes de começar a gravar?

“Eu nunca mando as perguntas que eu vou fazer antes da entrevista, assim eu não corro o risco do entrevistado escrever as respostas e ler na hora da conversa.” Caso o convidado insista muito, o que o apresentador faz é enviar uma versão simplificada do roteiro, com os tópicos que pretende abordar, assim o entrevistado pode ser minimamente surpreendido na hora da gravação. 

Sombini conta que antes costumava pedir para o convidado manter as respostas curtas, por causa da duração do episódio, mas hoje em dia acha que essa não é a melhor estratégia. “As pessoas ficavam com pressa para falar tudo de uma vez ou davam respostas curtas demais.” Hoje em dia, antes da gravação, ele dá apenas instruções técnicas para melhorar a qualidade do áudio – como procurar um lugar silencioso e usar fone de ouvido com microfone.

Bônus: como editar uma entrevista?

Por muitos meses, eu, Natália Silva, fui responsável pela edição de som do Ilustríssima Conversa. Então segue aqui uma visão de como são os bastidores do podcast: a cada quinze dias, o Sombini enviava a entrevista para edição com alguns pedidos de cortes pontuais – que serviam, na maioria das vezes, para evitar repetições de ideias e retirar imprecisões.

Durante a edição, eu limpava também alguns vícios de linguagem – como a repetição de “né”, por exemplo – tomando cuidado para não descaracterizar a forma como o entrevistado se expressa. “O podcast tem a função de colocar o ouvinte em contato com a fala da pessoa”.

No começo de cada episódio, o apresentador faz uma pequena introdução sobre o convidado e o livro que será debatido. Os textos são bastante concisos e diretos, assim como o encerramento do programa. 

Em termos de desenho de som, é um podcast minimalista. “Não tem muitos estímulos. Tem aquela história de slow food… o Ilustríssima é um slow podcast.” Isso não quer dizer que o programa não tenha uma identidade bem definida – apresentador fixo, a trilha e a forma como os episódios são conduzidos criam uma unidade. Esses elementos são ainda mais importantes para um podcast que se propõe a tratar de temas diferentes com novos convidados a cada edição.

Se essa também for sua intenção, tente criar uma identidade clara para o seu podcast, que faça com que os ouvintes procurem o seu programa – e não qualquer outro que tenha entrevistado a mesma pessoa que você.