7 ferramentas gratuitas que facilitam a vida de quem faz podcast

7 ferramentas gratuitas que facilitam a vida de quem faz podcast

Transcreva, grave e se organize sem colocar a mão no bolso

Google Pinpoint 

Pinpoint é uma ferramenta do Google pensada para jornalistas, mas que pode ser utilizada gratuitamente por qualquer pessoa. Você pode fazer upload de diferentes documentos e organizar coleções. Ao receber um arquivo de áudio, o Pinpoint gera um PDF com a transcrição, que também pode ser baixada em formato txt.

A qualidade da transcrição é bem legal e você pode dar play para ouvir os parágrafos separadamente, mas não é possível editar o texto direto na plataforma. Também não há a opção de subir entrevistas ou conversas com múltiplos participantes em faixas separadas. Mesmo assim, o Pinpoint quebra um bom galho. Escrevemos mais sobre ferramentas para transcrição aqui

Script Timer

Quando estamos escrevendo um roteiro, muitas vezes não temos ideia de quanto tempo aquelas páginas vão render no áudio. O Script Timer permite que você cole seu texto lá ou informe o número de palavras do seu roteiro, assim ele oferece uma estimativa de quanto tempo vai levar para falar aquilo tudo. Na ferramenta, até dá para escolher entre uma velocidade de narração mais lenta ou mais rápida, para conseguir uma previsão mais precisa. 

Freesound

Entre os bancos de sons e efeitos, um dos que mais usamos é o Freesound. O site não é dos mais modernos, mas tem de tudo, desde gravações no centro do Rio de Janeiro até efeitos de nave espacial. Trata-se de um banco colaborativo, aberto a contribuições profissionais e amadoras. Por isso a qualidade varia, e você acaba tendo que garimpar. Uma observação importante: confira a licença para o uso de cada áudio. O Freesound é gratuito, mas alguns arquivos exigem atribuição de autoria e outros são de uso livre. 

WeTransfer 

O WeTransfer é super útil para enviar aquele projeto ou áudio mais pesadinho sem gastar o precioso espaço no seu armazenamento na nuvem. Você pode jogar uma pasta inteira de arquivos na ferramenta, e aí enviar um link ou e-mail para o destinatário. A plataforma de transferência de arquivos tem um limite de 2GB na versão gratuita. 

Zencastr 

O Zencastr é uma ótima opção para quem precisa gravar chamadas pela internet com qualidade. Na versão gratuita, o site oferece gravações ilimitadas de áudio (em formato MP3) para chamadas com até quatro pessoas. O Zencastr é uma plataforma que grava localmente, o que significa que a captação acontece no computador de cada um dos participantes da conversa/entrevista, e não pela internet. Como o áudio é gravado antes de ser transmitido pela web, ele não perde qualidade no envio e soa menos processado. Já testamos a ferramenta e falamos mais sobre a gravação de entrevistas remotas aqui

Milanote 

O Milanote é uma plataforma onde você pode organizar seus projetos e ideias em painéis visuais colaborativos. Você pode criar uma ou mais áreas de trabalho (de maneira privada ou compartilhada com a sua equipe) e colar notas, links, imagens, documentos, vídeos, áudios, checklists etc. Nós usamos essa ferramenta para organizar a pesquisa de pautas, monitorar o progresso de projetos e montar painéis de referências e inspirações para séries e temporadas.

Google Jamboard

Gostamos muito de desenhar mapas para os nossos episódios, ou seja, traçar um percurso com começo, meio e fim, passando pelas diferentes cenas, perguntas ou explicações que farão parte da narrativa. Um jeito de fazer isso é colando post its na parede, mas também dá para usar o Google Jamboard, que funciona como uma espécie de lousa com post its virtuais. Uma vantagem dessa ferramenta é que você pode compartilhar e editar o mapa com a sua equipe.