Não sabe o que ouvir? Aqui vão 9 podcasts recomendados por produtores

Não sabe o que ouvir? Aqui vão 9 podcasts recomendados por produtores

Do futebol à história de Vladimir Putin, da saúde mental aos rios da Amazônia

O Sequestro da Amarelinha

“Aproveitei uma viagem de carro recente para maratonar os cinco episódios dessa série jornalística que é apresentada pelo José Roberto Toledo e pelo Jamil Chade —e é uma coprodução de revista piauí, Rádio Novelo e Swissinfo. O podcast narra o passado e o presente da corrupção no futebol, em especial na CBF e na Fifa. Futebol é talvez o assunto que eu menos gosto e entendo no mundo, então eu achei incrível e inusitado que tenha ficado tão interessado em ouvir horas de histórias sobre isso. E acho que aí reside o grande mérito da série: com roteiro bem feito, reportagem in loco, devido contexto e didatismo e dose certa de humor você pode tornar um tema interessante para as audiências mais inesperadas.”

Rodrigo Vizeu, produtor sênior no Spotify Studios Brasil

The Happiness Lab

“The Happiness Lab é o podcast em que eu dou play sem medo de me decepcionar. É um programa que fala sobre saúde mental com base em evidências científicas, não em achismos. As experiências pessoais da apresentadora e dos entrevistados são contempladas sem cair em um papo egocêntrico, o que parece ser um desafio entre os podcasts que falam desse tema.”

Natália Silva, produtora na Rádio Novelo

Afluente

“Acabo de maratonar os três primeiros episódios da nova temporada do Afluente, podcast narrativo feito pelo Bruno Tadeu em Manaus. O episódio de abertura é uma joia: Bruno vai atrás do homem que criou o barco expresso e revolucionou o transporte fluvial no Rio Amazonas. Os outros dois são sobre as marcas da ditadura na Terra Indígena Waimiri Atroari, e a luta para manter a maior reserva extrativista do Brasil, a Verde para Sempre, no Pará. Trabalho profundo e muito cuidadoso do Bruno, com ótima edição, além de uma locução calma e agradável de ouvir.”

Rodrigo Alves, criador do Vida de Jornalista e da produtora Escuta Aqui

História Preta e Umbu

“Para me inspirar, tenho escutado muito o História Preta. Thiago André dispensa apresentações e tem feito uma série especial sobre a fundação Palmares muito importante para nossa história atual. Além disso, esse ano trabalhei com um pessoal massa de Salvador, todos fazem podcasts lá, e aí eu tenho escutado alguns de bate-papo que me ajudam a esquecer o caos dos nossos tempos. Um desses é o Umbu, feito por umas manas lá de Salvador sensacionais, engraçadas e monstronas na comunicação. Elas falam sobre tudo de um jeito que cativa e prende. É muito legal. E olha que eu sou exigente com bate-papo, não são todos que me pegam não.”

Caio Santos, cofundador da produtora Griô e apresentador da segunda temporada do podcast Essa Geração

9/12

“Eu gostei muito do 9/12 porque ele me surpreendeu. Ele trata do impacto cultural dos atentados de 11 de setembro, ao invés de focar no aspecto político da coisa. E faz isso com um roteiro muito, muito bem feito, com personagens muito bem escolhidos.”

Jéssica Maes, produtora de podcasts na Folha de S.Paulo

Putin

“Só de começar a ouvir um podcast feito por jornalistas britânicos, com aquele sotaque britânico e assinado pela British Broadcast Corporation (a emissora pública dos sonhos de qualquer país, BBC) eu já me sinto meio bem. É uma expectativa de que meus ouvidos vão ser agraciados com uma boa história, baseada em apuração rigorosa, que bebe da longa tradição radiofônica daquela ilha onde o povo ainda tem rainha.

Lançada agora ao longo de março de 2022, no contexto da terrível invasão da Ucrânia pela Rússia, essa série breve comandada pelo jornalista Jonny Diamond (que no dia a dia da labuta é correspondente real (!); ou seja, traz os bastidores da corte britânica) ajuda a gente a entender quem é, de onde veio e pra onde vai o neoczar Vladimir Vladimirovitch Putin  – que na adolescência entrava em tretas de gangues soviéticas, depois virou espião, depois assessor do prefeito de São Petersburgo e, de repente, primeiro-ministro e presidente de uma superpotência nuclear por duas décadas. Um bom exemplo de jornalismo pra ouvir que consegue mergulhar mais fundo e complementa o noticiário da guerra.  

Pois então: depois de seis episódios de uns 30 minutos cada um, fico feliz em perceber que o podcast entrega o que me prometeu. Atenção, não é um podcast narrativão com plot twists e aquela engenharia fina de roteiro e sound design. São entrevistas muito bem editadas com experts putinescos, que conheceram de perto o poderoso ex-KGB. É muito informativo e oportuno para o nosso momento. Saí dele sabendo mais sobre o líder russo – e eu acho que sair sabendo mais sobre um assunto é das melhores coisas que um podcast pode fazer por nós!”

José Orenstein, cofundador da Trovão Mídia

Who the Hell is Hamish?

“Se você já assistiu O Golpista do Tinder e quer mais, ou se você não resiste a uma boa história de golpe, vai gostar de escutar o podcast australiano Who the Hell is Hamish?, do jornal The Australian. O jornalista Greg Bearup parte de entrevistas com as vítimas do australiano camaleônico Hamish Watson para entender como ele conseguiu enganar pessoas por décadas, se esquivar da justiça e embolsar milhões de dólares.”

Sarah Azoubel, produtora e apresentadora do 37 Graus e editora do Cochicho

data_lábia

“Estou ouvido, com certo atraso, a minissérie do data_lábia sobre saneamento básico no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. São cinco episódios que passam por ruas, memórias e pesquisas para contar como nasce uma favela e explicar como o lixo, o esgoto e o acesso à água afetam a vida de quem mora lá. Não se engane: o assunto é sério, mas a edição de som, o roteiro e os apresentadores Gabriele Roza, Gilberto Vieira e Vinicius Lopes nunca deixam o podcast cair na monotonia.”

Bia Guimarães, produtora e apresentadora do 37 Graus e editora do Cochicho