Lista de introdução ao podcast narrativo
Para quem está entrando agora no mundo dos podcasts narrativos, pode parecer muita coisa para correr atrás. São diversos programas, nomes e acontecimentos que precisamos conhecer para entender como chegamos no cenário de hoje.
Este texto nasceu inicialmente como um post do Medium para listar referências mencionadas no episódio #426 do Anticast (11/03/2020), em que o apresentador Ivan Mizanzuk recebeu Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do 37 Graus, para conversar sobre podcasts narrativos. A lista foi adaptada e complementada para o Cochicho.
Apesar dos podcasts narrativos serem relativamente novos no Brasil, se formos pensar nos pais desse formato, trata-se de uma trajetória de décadas.
Nos Estados Unidos, mesmo antes de surgir o termo podcast, as rádios públicas já rodavam produções como This American Life, no ar desde 1995, e Radiolab, lançado em 2002, que continuam grandes referências na área.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Outros países entraram em cena e outras várias referências se acumularam. Mas, para quem quer produzir coisa boa, conhecer os clássicos é essencial.
Listamos aqui alguns itens básicos que aparecem em dez a cada dez conversas sobre podcasts narrativos (ou quase isso).
- Ira Glass e o This American Life: Ira Glass é considerado o pai da p**** toda. A personalidade mais influente no mundo dos podcasts narrativos. Em 1995, ele criou o programa This American Life (TAL), premiado diversas vezes, que acabou se tornando uma escola para muitos produtores e podcasts importantes que vieram depois. Alex Blumberg (abaixo) e Serial (abaixo) são crias do TAL.
- Radiolab: programa da New York Public Radio que se tornou muito mais do que um podcast de ciência. Criado em 2002 por Jad Abumrad e Robert Krulwich (agora aposentado), o Radiolab fundou uma nova estética para contar histórias. O programa já lançou diversos spin-offs, como The Other Latif e Dolly Parton’s America.
- NPR: é a National Public Radio dos Estados Unidos. Abriga uma série de programas de rádio e podcasts de diferentes temas e estilos. Também oferece a plataforma NPR Training, com materiais para quem quer aprender a fazer jornalismo em áudio.
- Serial: Serial é conhecido como o podcast que mudou tudo. Criado em 2014 por Sarah Koenig e Julie Snyder, o programa bateu recordes de downloads e inovou na forma de investigar uma só história ao longo de uma temporada. Serial acabou rendendo frutos como S-Town, uma série em parceria com This American Life, e recentemente, tornou-se uma companhia sob o guarda-chuva do New York Times.
- Transom: plataforma que reúne materiais sobre audio storytelling, incluindo análises, dicas práticas e entrevistas com quem trabalha nessa indústria. A Transom também é famosa por seus workshops de narrativa, sonho de consumo de muita gente que faz podcast.
- PRX: organização especializada em áudio jornalismo e storytelling. É a casa da rede de podcasts Radiotopia, que abriga programas como o 99% Invisible. Também oferece diversos treinamentos em áudio através de duas Podcasts Garages (ambas nos EUA) e do programa internacional Google Podcasts creator.
- Gimlet Media: produtora de podcasts de Nova York fundada por Alex Blumberg (cria do This American Life) em 2014, que, em 2019, foi comprada pelo Spotify. É a casa de programas famosos como Reply All e Heavyweight.
- Out on the Wire: livro em quadrinhos, podcast e newsletter produzidos por Jessica Abel. Ela documenta os bastidores dos “novos mestres do rádio” (incluindo This American Life e Radiolab) e reúne dicas valiosas para quem está começando. Você pode ler mais neste outro post do Cochicho.
- Radio Ambulante: podcast em espanhol que conta histórias da América Latina. Foi criado em 2011 e desde 2016 é distribuído pela NPR. Apresentado pelo escritor peruano Daniel Alarcón, o programa se destaca por sua capilaridade, contando com clubes de ouvintes em diferentes países das Américas.
- Third Coast: principal festival e premiação de audio storytelling. Acontece anualmente em Chicago, recebendo produtores de vários cantos do mundo.
- Projeto Humanos: podcast brasileiro criado em 2015 por Ivan Mizanzuk, bastante inspirado por clássicos como This American Life e Serial. É considerado o pioneiro do podcast narrativo no Brasil. Ivan Mizanzuk também é conhecido por seu programa AntiCast e seus cursos de narrativas em áudio.
Essa lista traz o básico, as referências introdutórias do mundo dos podcasts narrativos. Se você quiser sugerir algum item que se encaixe nessa proposta, escreva para o Cochicho.