Lista de introdução ao podcast narrativo

Lista de introdução ao podcast narrativo

Programas, produtores e marcos importantes para entender como chegamos no cenário de hoje

Para quem está entrando agora no mundo dos podcasts narrativos, pode parecer muita coisa para correr atrás. São diversos programas, nomes e acontecimentos que precisamos conhecer para entender como chegamos no cenário de hoje.

Este texto nasceu inicialmente como um post do Medium para listar referências mencionadas no episódio #426 do Anticast (11/03/2020), em que o apresentador Ivan Mizanzuk recebeu Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do 37 Graus, para conversar sobre podcasts narrativos. A lista foi adaptada e complementada para o Cochicho.

Apesar dos podcasts narrativos serem relativamente novos no Brasil, se formos pensar nos pais desse formato, trata-se de uma trajetória de décadas.

Nos Estados Unidos, mesmo antes de surgir o termo podcast, as rádios públicas já rodavam produções como This American Life, no ar desde 1995, e Radiolab, lançado em 2002, que continuam grandes referências na área.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Outros países entraram em cena e outras várias referências se acumularam. Mas, para quem quer produzir coisa boa, conhecer os clássicos é essencial.

Listamos aqui alguns itens básicos que aparecem em dez a cada dez conversas sobre podcasts narrativos (ou quase isso).

  • Ira Glass e o This American Life: Ira Glass é considerado o pai da p**** toda. A personalidade mais influente no mundo dos podcasts narrativos. Em 1995, ele criou o programa This American Life (TAL), premiado diversas vezes, que acabou se tornando uma escola para muitos produtores e podcasts importantes que vieram depois. Alex Blumberg (abaixo) e Serial (abaixo) são crias do TAL.
  • Radiolab: programa da New York Public Radio que se tornou muito mais do que um podcast de ciência. Criado em 2002 por Jad Abumrad e Robert Krulwich (agora aposentado), o Radiolab fundou uma nova estética para contar histórias. O programa já lançou diversos spin-offs, como The Other Latif e Dolly Parton’s America.
  • NPR: é a National Public Radio dos Estados Unidos. Abriga uma série de programas de rádio e podcasts de diferentes temas e estilos. Também oferece a plataforma NPR Training, com materiais para quem quer aprender a fazer jornalismo em áudio.
  • Serial: Serial é conhecido como o podcast que mudou tudo. Criado em 2014 por Sarah Koenig e Julie Snyder, o programa bateu recordes de downloads e inovou na forma de investigar uma só história ao longo de uma temporada. Serial acabou rendendo frutos como S-Town, uma série em parceria com This American Life, e recentemente, tornou-se uma companhia sob o guarda-chuva do New York Times.
  • Transom: plataforma que reúne materiais sobre audio storytelling, incluindo análises, dicas práticas e entrevistas com quem trabalha nessa indústria. A Transom também é famosa por seus workshops de narrativa, sonho de consumo de muita gente que faz podcast.
  • PRX: organização especializada em áudio jornalismo e storytelling. É a casa da rede de podcasts Radiotopia, que abriga programas como o 99% Invisible. Também oferece diversos treinamentos em áudio através de duas Podcasts Garages (ambas nos EUA) e do programa internacional Google Podcasts creator.
  • Gimlet Media: produtora de podcasts de Nova York fundada por Alex Blumberg (cria do This American Life) em 2014, que, em 2019, foi comprada pelo Spotify. É a casa de programas famosos como Reply All e Heavyweight.
  • Out on the Wire: livro em quadrinhos, podcast e newsletter produzidos por Jessica Abel. Ela documenta os bastidores dos “novos mestres do rádio” (incluindo This American Life e Radiolab) e reúne dicas valiosas para quem está começando. Você pode ler mais neste outro post do Cochicho.
  • Radio Ambulante: podcast em espanhol que conta histórias da América Latina. Foi criado em 2011 e desde 2016 é distribuído pela NPR. Apresentado pelo escritor peruano Daniel Alarcón, o programa se destaca por sua capilaridade, contando com clubes de ouvintes em diferentes países das Américas.
  • Third Coast: principal festival e premiação de audio storytelling. Acontece anualmente em Chicago, recebendo produtores de vários cantos do mundo.
  • Projeto Humanos: podcast brasileiro criado em 2015 por Ivan Mizanzuk, bastante inspirado por clássicos como This American Life e Serial. É considerado o pioneiro do podcast narrativo no Brasil. Ivan Mizanzuk também é conhecido por seu programa AntiCast e seus cursos de narrativas em áudio.

Essa lista traz o básico, as referências introdutórias do mundo dos podcasts narrativos. Se você quiser sugerir algum item que se encaixe nessa proposta, escreva para o Cochicho.