Out on the Wire: segredos dos novos mestres do rádio

Out on the Wire: segredos dos novos mestres do rádio

Livro em quadrinhos da Jessica Abel passeia pelos bastidores dos podcasts mais famosos dos Estados Unidos

Out on the wire (2015) é um livro em quadrinhos feito por Jessica Abel, uma fã de podcasts narrativos (mais especificamente, narrativos de não-ficção) que decidiu mergulhar nesse mundo.

No livro, Jessica entrevista as mentes por trás dos programas mais populares dos Estados Unidos, que acabam dando um monte de dicas valiosas para quem trabalha na área. O prefácio é assinado por Ira Glass, considerado o pai do audio storytelling contemporâneo.

Você vai conhecer os bastidores dos clássicos This American Life, Radiolab, Planet Money e Snap Judgement, assim como as técnicas que eles usam para encontrar boas histórias, construir bons personagens, estruturar roteiros e trabalhar o som para que a história ganhe vida.

Sinalizar, sinalizar, sinalizar. Não deixe o ouvinte se perder na história (falamos disso abaixo). Crédito: Out on the Wire/Transom.org.

O fato de ser um livro em quadrinhos torna tudo ainda melhor. É como se a Jessica te levasse para observar os mestres do áudio em cada etapa da produção.

O livro vale muito a pena, é lindo e é uma delícia de ler. Mas, infelizmente, não há versão em português (alô, editoras!).

Separamos algumas das dicas básicas que nunca mais saíram da nossa cabeça:

  1. Busque histórias específicas, e não apenas temas. Por exemplo, em vez de tratar de um assunto amplo — como conservação de pássaros —, pode ser mais interessante contar a história de alguém que faz de tudo para salvar uma determinada espécie, ou de como uma cidadezinha praticamente acabou com uma ave rara para fazer iscas de pesca para exportação. 
  2. Monte sequências de ações em vez de contar diretamente qual foi o resultado alcançado pelo personagem da história. Por exemplo: Maria é daquelas pessoas que sempre deixam frutas para as aves no quintal. Mas, naquela quinta-feira, um pássaro diferente apareceu. Em cima da mureta, toda lambuzada de mamão, tinha uma arara-azul. Então, a Maria discou o número da central de serviços da prefeitura e contou sobre aquela visitante inesperada, de uma espécie que ela nunca tinha visto. Pelo menos não pessoalmente. Foi aí que ela descobriu que estava olhando para a última arara-azul de toda a região. 
  3. Sinalize para o ouvinte os pontos mais importantes da narrativa. Antes ou depois de dar uma informação essencial para a compreensão da história, use indicações como “e foi aí que as coisas começaram a desandar”, ou “para entender X, você precisa saber que…”, ou “e essa é a chave de toda a história”. Isso é importante para que o público não perca o fio da meada durante a narração. 
  4. Conte o que levou o personagem a fazer o que fez e quais transformações isso trouxe para a vida dele. Por exemplo: “Roberto tinha 53 anos quando se divorciou. Depois de passar três anos solteiro, resolveu baixar um aplicativo de paquera no celular. […] Ele nunca imaginou que um dia iria conhecer alguém como Regina. Eles se casaram alguns meses depois do primeiro encontro, e hoje ele ajuda os amigos solteiros — todos na faixa dos 50 anos — que também querem encontrar alguém legal pelo aplicativo.” 
  5. Estude muito os podcasts narrativos e preste atenção no que você gosta e no que você não gosta. Busque referências em trabalhos que você admira e faça uma avaliação crítica da sua própria produção. Por aqui, nós costumamos ouvir os podcasts que amamos analisando e destrinchando cada elemento: a estrutura, a narração, as entrevistas, as cenas, as trilhas.

A Jessica Abel também fez um podcast e uma newsletter com o material do Out on the Wire.

O livro:

Out on the wire: The storytelling secrets of the new masters of radio. 

De Jessica Abel
Broadway Books (2015)