“Em 2022 eu vou…”

“Em 2022 eu vou…”

Pensar em metas e mudanças para o seu podcast é legal, mas cuidado com as promessas inalcançáveis

A virada de dezembro para janeiro costuma ser o momento de fazer planos e traçar metas para o ano que está começando. Certamente 2022 será o ano do podcast, assim como foram os anteriores e serão os seguintes. O panorama brasileiro do áudio tem crescido em quantidade, qualidade e diversidade, mas ainda há nichos esperando para serem conquistados e ouvintes sedentos por novos formatos e estilos. 

Na hora de colocar no papel seus desejos como produtor(a) e as metas do seu podcast para o próximo ano, lembre-se de manter o equilíbrio entre o ideal e o possível. A frase “O ótimo é inimigo do bom” virou um super clichê, o que não quer dizer que ela não tenha nada a nos ensinar. 

Dicas clichês de final de ano: 

  1. Antes de se comprometer com uma bateria de episódios semanais ou uma produção de alta demanda, tenha certeza de que a sua equipe, o seu orçamento e o tempo que você tem disponível são compatíveis com os planos. 
  2. Faça do tempo um amigo. Sempre que possível, seja generoso(a) ao estipular prazos (para você e para os outros) e não prometa o que parece ser impossível de cumprir (ou o que custará a sua saúde). 
  3. Quem não arrisca não petisca. Seu plano para 2022 é se inserir no mercado de podcasts ou vender uma ideia de programa para uma grande plataforma? Comece buscando contatos com quem já trabalha na área há mais tempo e pode te dar pistas sobre portas de entrada. Vale dar uma cutucada naquele amigo de uma amiga do seu cunhado. É a famosa frase de motivação: o máximo que pode acontecer é você levar um não.
  4. Metas numéricas de audiência são importantes, mas não são tudo. Tente pensar em outros sinais de sucesso que você pode buscar. Por exemplo: “quero que meu podcast se torne uma referência para professores universitários da área X”, “quero conquistar um público que ainda não se sente representado pelas produções existentes”, “quero criar uma relação forte com a minha comunidade”, ou “quero que meu podcast seja uma vitrine para minhas habilidades e facilite meu caminho até Y”.   
  5. Valorize seu trabalho. Sim, são tempos difíceis e nem todo mundo está podendo escolher em quais projetos se meter. Mas fique de olho nas ciladas. Se você está apenas começando na área e não tem muita ideia de quanto cobrar por um serviço ou quanto aceitar para fazer parte de uma equipe, de novo, pergunte a quem tem experiência. 
  6. Estude. O estudo é tão importante quanto o planejamento, e isso vale para qualquer área da produção de podcasts: roteiro, gravação, edição, promoção. Faça cursos, amplie seu repertório e acompanhe análises e notícias sobre podcasts. Esse conhecimento vai amparar a sua vontade de fazer mais e melhor no ano que vem.