Como usar podcasts em sala de aula

Como usar podcasts em sala de aula

Dicas de um professor

Por que ouvimos podcasts? Por diversão, para acompanhar aquele assunto de nicho que só a gente gosta, para se informar ou… para aprender. Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, três a cada quatro ouvintes afirmam ouvir podcasts para aprender algo novo. Nada mais natural, portanto, do que pensar em como usar (bem) os podcasts em sala de aula, seja na escola ou na universidade.

Refletindo sobre o assunto e lendo a pequena mas crescente literatura acadêmica sobre o tema, vejo que há três formas principais de incorporar a mídia ao aprendizado estruturado: como material fora da sala de aula, como material durante a aula e como trabalho acadêmico. Como professor universitário (e produtor de podcast), já passei por todas essas formas. Listo aqui algumas dicas e considerações.

Podcast como material didático fora de aula

Aqui, a ideia é passar à turma indicações de podcasts – ou episódios específicos – como preparação ou complementação à discussão que acontece em sala de aula. Ao invés de ler um texto, a tarefa é escutar um episódio. 

Essa ideia traz algumas vantagens: quebramos a rotina escolar; damos um descanso às telas digitais (fundamental em épocas de zoom fatigue); promovemos materiais acessíveis, abertos e gratuitos. Podcasts também funcionam muito bem para tópicos quentes: pode ser mais fácil encontrar bons episódios alguns dias depois de um acontecimento relevante do que um material equivalente em vídeo, por exemplo. 

No entanto, há alguns desafios. A grande maioria dos podcasts não é pensada originalmente como material didático, então pode trazer pouco conteúdo academicamente relevante. Sabe-se que muitos ouvintes acompanham os programas como segunda atividade, enquanto fazem outra tarefa, e por isso pode ser difícil para o aluno tomar notas, por exemplo.

Algumas dicas: ao passar o link do podcast, dar alternativas sempre que possível (o episódio está disponível no YouTube? Existe uma página com a transcrição?). Também é legal deixar claro se é preciso ouvir o episódio todo ou só um trecho. Pode ser importante complementar a tarefa com um roteiro de estudo, incluindo perguntas e/ou reforçando em qual ponto ou assunto a turma precisa prestar atenção. 

Podcast como material didático durante a aula

Quer usar um podcast durante a aula? Comece contextualizando o episódio, crie expectativa pelo que virá a seguir. Idealmente, use trechos curtos (de poucos minutos), selecionando o que dará maior impacto. Não deixe de anotar claramente a minutagem (vou passar o trecho entre 3’52” e 6’14”) ou deixar o áudio já separado. Se possível, tenha os arquivos no computador para não depender de uma boa conexão de internet. Se for uma aula online, teste com antecedência a maneira como você vai tocar os áudios e encoraje o uso de fones de ouvido, para melhorar a experiência dos alunos. 

Uma opção interessante é passar a transcrição (ou tradução) junto – o que é obrigatório se for um episódio em outra língua. Quando o podcast disponibiliza a transcrição no site, fica fácil. Você pode só abrir essa página enquanto toca o áudio.

Se precisar transcrever algum trecho por conta, existem ferramentas que facilitam bastante a vida (e que já foram tema de outro texto do Cochicho). Ainda há a opção de criar um clipe de vídeo com legendas a partir do áudio do podcast, usando, por exemplo, o site Headliner (que tem versão gratuita) ou um software de edição de vídeos como o Adobe Premiere. Também dá para simplesmente preparar um Powerpoint com as frases e ir passando junto com o episódio. Já fiz isso e funcionou bem ;). 

Outra alternativa é usar o podcast como objeto de uma discussão de caso – o que em Harvard se chama de “Podcases”. Esse método de aula, comum em cursos de administração, direito e medicina, traz uma história real em que um/a protagonista precisa tomar uma decisão e desafia a turma a pensar o que faria em seu lugar. A mídia mais comum para esses casos de ensino é o texto, mas começam a surgir casos em formato de podcast. Também é possível, com bastante trabalho de seleção, edição e planejamento, adaptar episódios existentes para usá-los com esse método. 

Podcast como trabalho acadêmico

A opção final: desafiar seus alunos a produzirem um podcast como trabalho acadêmico, tarefa com grande potencial de aprendizado. Durante a criação do projeto, é possível desenvolver habilidades de pesquisa, roteirização, sistematização de conhecimento, planejamento, condução de entrevistas, edição e comunicação. Dê orientações claras sobre o tipo de episódio que se espera (formato, duração, estilo, público-alvo). 

É fundamental dar atenção ao processo de produção, idealmente incluindo entregas parciais (primeira ideia, roteiro parcial, roteiro final, primeira versão etc.) e momentos de orientação. Ferramentas acessíveis não faltam, como o editor de áudio Audacity e a plataforma de distribuição Anchor. Para gravar conversas remotas, valem as dicas desse artigo

Já há exemplos muito interessantes de produção de podcast em ambiente acadêmico. Destaco duas: o Oxigênio podcast, produzido por alunos do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, com foco em divulgação científica, e o Entre Cuidados, produzido por estudantes de Políticas Públicas da UFBA, que prioriza histórias sobre pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, especialmente pessoas com deficiências.  

A expectativa da qualidade do resultado vai depender de muitos fatores, incluindo o quanto você, como docente, está disposto a investir no desenvolvimento das capacidades técnicas da turma. Depende também, é claro, do nível de maturidade dos alunos: para ensino médio e ensino superior pode funcionar muito bem; para ensino fundamental, talvez pedir pra gerar um vídeo para o tik-tok faça mais sentido (e até agrade mais o público). Como em toda atividade pedagógica, a jornada é tão – ou mais – importante quanto o resultado. 

Como facilitar o uso do seu podcast em sala de aula?

Professores serão atraídos para o seu podcast, primeiramente, pelo bom conteúdo. Mas há maneiras de ajudá-los a chegar no seu programa e a usar seus episódios como material de estudo: 

  • Procure comunidades docentes em torno do tema do seu programa e ativamente divulgue seu podcast entre elas;
  • Disponibilize online materiais extras, como um guia do episódio para professores ou roteiros de estudos. Não esqueça de listar referências sobre o tema para quem quiser se aprofundar no assunto;
  • Esteja disponível para participar de aulas como convidado, palestrante ou debatedor.

Links úteis: