Seis perguntas para saber se uma pauta tem futuro

Seis perguntas para saber se uma pauta tem futuro

Às vezes, surge na nossa cabeça uma ideia que parece ótima. Mas será que ela renderia um bom episódio? Será que ela sustentaria 30, 40 ou 50 minutos de áudio?
  • Tenho uma boa história ou apenas um tema? Em podcasts narrativos, a história é o centro de tudo. Certifique-se de que você tem em mãos uma boa história (com personagens, cenas, cenários, transformações), e não apenas um assunto interessante.
  • Qual a pergunta central do episódio? Aquela pergunta que vai guiar o episódio e empurrá-lo para a frente. Ela pode ser declarada no programa, convidando o ouvinte a participar da busca pela resposta, ou pode ser um guia invisível, orientando a produção e a escrita do roteiro. 
  • Eu consigo imaginar um ótimo episódio? Você acredita ter encontrado uma boa história e uma pergunta central instigante. Agora, se fechar os olhos, você consegue imaginar um episódio interessante do começo ao fim? Ou apenas os cinco primeiros minutos se garantem? 
  • Por que o ouvinte vai dar play e ouvir até o fim? Pense no público do seu podcast. Qual elemento da história você usaria para fisgar a atenção desses ouvintes? De que maneira eles vão se identificar com a pauta e com os personagens?  
  • O que o público vai sentir durante e depois do episódio? Medo? Emoção? Revolta? Vai ter vontade de rir em algumas partes e, em outras, de chorar? No fim, vai querer enviar o episódio para outras pessoas? Mapear esses humores e sentimentos te ajuda a entender melhor o episódio que você quer fazer.  
  • Sobre o que esse episódio NÃO vai ser? Entender em quais pontos você não quer tocar ou quais caminhos você não quer seguir também é um jeito de definir melhor a pauta na cabeça. Por exemplo: “quero contar a história de um pássaro ameaçado de extinção, mas não quero fazer um episódio melodramático”.