Editando o podcast: softwares para todos os gostos e bolsos
Listamos as principais opções e o que levar em conta na hora de escolher
Também chamados de DAW (Digital Audio Workstation), os softwares de edição de som são itens obrigatórios para quem faz podcast. É lá que os episódios tomam forma, da montagem à mixagem final, passando pela construção de paisagens sonoras e inserção de músicas. Eles assustam muita gente, mas, com o tempo, podem se tornar grandes aliados da sua criatividade.
O que levar em conta na hora de escolher um software para chamar de seu:
- Compatibilidade com seu computador e sistema operacional
- Preço
- Facilidade de uso
- Compatibilidade com a sua equipe e/ou parceiros (no caso de projetos feitos a várias mãos)
Programas mais usados:
- Audacity: Não é um software avançado e completo de edição de som, mas pode ser uma boa opção para iniciantes e/ou para quem faz podcasts mais simples. É grátis e livre (open source).
- Pro Tools (Avid): Completo e muito usado na indústria global do áudio. Há uma versão introdutória gratuita (Pro Tools Intro) e planos por assinatura, com valores em dólar. Oferece teste grátis de 30 dias.
- Adobe Audition (Adobe): É o software que a gente usa e adora. Completo e intuitivo, especialmente para quem já usa outras ferramentas do pacote Adobe. Funciona por assinatura (é possível assinar apenas o Audition, separado do pacote Adobe). Oferece 7 dias de avaliação gratuita.
- Reaper: Considerada uma ótima opção para editores e projetos de nível intermediário, já que é mais amigável (em valores e usabilidade) do que Pro Tools e Audition e mais completo que o Audacity. Funciona por licença, com valores em dólar. Oferece 60 dias de teste grátis.
- Hindenburg: É um software feito especialmente para podcasts e audiolivros. Seu uso não é tão comum no Brasil, mas é considerado um programa de fácil uso e com boa gama de ferramentas. É possível comprar a licença perpétua ou fazer assinatura mensal/anual. Oferece 30 dias de teste.
- Soundtrap (Spotify): É uma plataforma online, os projetos ficam salvos na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar, pelo navegador ou app. Não é indicada para profissionais de nível intermediário/avançado, mas pode ser interessante para iniciantes e/ou para quem está desenvolvendo projetos de maneira colaborativa. Há uma versão gratuita e também planos por assinatura. Oferece um mês de teste grátis.
- GarageBand (Apple): Uma ferramenta voltada à edição de música gratuita para MAC OS e iOS. Talvez não seja a melhor opção para quem vai fazer podcasts, mas pode ser interessante para quem já usa aparelhos Apple e procura um programa gratuito.