Estou exportando meu podcast do jeito certo?

Estou exportando meu podcast do jeito certo?

Dicas sobre volume, formato e qualidade do arquivo de áudio para a publicação

Volume

Imagina se a gente tivesse que reajustar o volume do celular ou dos fones a cada música que toca na playlist. Seria um saco, né? Por isso existe uma padronização de volume entre as faixas, assim podemos deixar o som rolando sem medo de estourar os ouvidos (ou o contrário, sem a frustração da música vir muito baixinha).

O mesmo vale para os podcasts, que também devem seguir uma padronização de volumes. É recomendado que o volume para podcasts seja de -16 LUFS para arquivos de áudio estéreo e -19 LUFS para áudio mono.

LUFS (Loudness Units Relative to Full Scale) são unidades usadas para medir o volume do áudio. É uma unidade que leva em conta o volume percebido pela audição humana e também a intensidade real do sinal de áudio. Assim, se você escutar dois podcasts, filmes ou músicas padronizadas para o mesmo nível em LUFS, você deveria ter a percepção de que o volume dos dois é o mesmo.

Alguns softwares de edição de som, como o Adobe Audition, permitem que você analise e altere o volume do áudio usando a medida em LUFS. Outros programas exigem que você instale um plugin para isso.

Uma dica na hora de montar o seu podcast é editar o episódio num volume um pouco mais baixo para não arriscar estourar o áudio (geralmente ficamos entre -20 e -24 LUFS) e, depois de mixar e exportar, levantar o volume para o padrão citado acima.

Formato

Embora algumas plataformas, como a Apple Podcasts, tenham começado a aceitar arquivos de áudio em alta resolução para a publicação de podcasts, o padrão continua sendo o MP3

O MP3 é um formato comprimido de áudio, então o arquivo fica muito mais leve do que se exportado em alta resolução (como WAV ou FLAC). Por exemplo, quando exportamos um episódio de podcast em WAV, podemos gerar um arquivo de 600MB. Esse mesmo áudio, quando comprimido para MP3, pode ficar com um décimo do tamanho, entre 50-60MB.

Pensando que a maioria das pessoas escuta podcasts com fones de ouvido, no alto-falante do carro ou numa caixinha de som, a perda de qualidade na compressão para MP3 é praticamente imperceptível para a maioria dos ouvintes, na maioria das condições.

E a vantagem dos arquivos menores é que as pessoas podem baixar vários episódios no celular sem acabar com o espaço de armazenamento. Ou ouvir podcast usando o 4G sem estourar o pacote de dados.

Qualidade do MP3

Falando em qualidade, temos ainda que configurar o bitrate, que é como a densidade de informação de áudio no arquivo. Ele vai definir a qualidade do áudio: quanto mais comprimido, menor a qualidade e menor o bitrate. A maioria dos podcasts é publicada em MP3, seja em estéreo ou mono, com bitrate de 128kbps a 192kbps.